Delphi – Introdução

Blog de Fases

Este blog vive de fases, a primeira não me lembro era e nem sei se há posts desta fase, acho que deletei os mesmos, junto com a capacidade de construir um bom post.

A segunda fase iniciou-se juntamente quando virei professor de MS Excel/MS Access, pois precisava de um lugar para reunir alguns exemplos e duvidas dos meus alunos, assim teria um bom banco de dados para estudo dos mesmos, já que sempre há quem gosta de estudar um pouco mais alem.

Tento hoje iniciar a terceira fase do blog, sendo o foco desta terceira fase a linguagem “Delphi” (sim, Delphi é uma linguagem alem de uma IDE). Pretendo começar contando o pq da minha preferencia pela linguagem, posteriormente irei abortar os conceitos básicos da linguagem.

Linguagem do meu S2

Nem sempre fui um delphiano, a primeira linguagem que programei de verdade foi em VBA (que me arrisco de vem em quando ainda), porem, linguagem que é linguagem termina em ponto e virgula … não merece respeito … é só pra diversão e dinheiro fácil(até parece).

Na faculdade só vi linguagens da família C (C, C++, C#, Java e PHP), todas com a sintaxe muito parecida. Porem em uma determinada aula, um professor desabafava sua incompreensão/revolta pelo fato de não se ensinar mais Delphi nas faculdades, pelo fato da linguagem ser trocada pelas linguagens da Microsoft( que é disponibilizado gratuitamente para a faculdade) e pelo Java (que é free ou era), sendo o Delphi muito mais adequado para o aprendizado, por ser uma linguagem mais organizada.

Depois desse dia decidi estudar a linguagem e comprei um livro, baixei a IDE e fui lá tentar conectar em um banco de Dados. Não consegui porcaria nenhuma, tentar aprender sozinho é uma inhaca e percebi que o livro que comprei não era tão bom assim (me lembrei da minha professora de português da 5ª série, que me dizia que não existia livro ruim … certamente ela não ia na área de informatica das livrarias).

Para minha sorte consegui uma vaga de estágio em uma SoftwareHouse, que usava (e deve usar ainda) o Delphi.

A empresa onde trabalho mudou, porem a minha linguagem predileta não, e apesar do Delphi ter passado por uns mal bocados na ultima década, o seu atual dono parece estar interessado em disponibilizar bons recursos, sendo hoje possível com o mesmo criar aplicações para Windows /Mac/Android/IOS e até para a Web … e mais uma vez .. com o mesmo código … vc não precisa aprender outra linguagem …

Para quem se interessa em saber o pq do nome, segue um trecho roubado da wikipedia:

“O nome Delphi é inspirado na cidade de Delfos, o único local na Grécia antiga em que era possível consultar o Oráculo de Delfos. O nome deve-se ao fato de que os desenvolvedores do compilador buscavam uma ferramenta capaz de acessar o banco de dados Oracle – daí o trocadilho: “a única maneira de acessar o oráculo é usando Delphi”. Pronuncia-se “dél-fi”.”

Bom … meu foco não será abordar as múltiplas plataformas da linguagem e sim o básico introdutório …

Nos vemos por aqui,

Até breve.

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑